quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Trilho do Rio e Relogios de Sol de Montalegre

Trilho do Rio - Montalegre.

Trilho com inicio na Aldeia de Fiães do Rio, Montalegre.
Terra Natal de Bento Gonçalves 1º secretario geral do P.C.P. e passagem na casa e rua (com seu nome)  onde o proprio nasceu, , com início e fim na aldeia de Fiães do Rio, localizada a 900 metros de altitude.
Este percurso tem muitos pontos de interesse, entre os quais os  antigos caminhos  dos pastores e  caminhos de ligação ás aldeias e entre aldeias, como  Vilaça, S. Pedro, Frades,  Seselhe, Travassos,  Covelães e Paredes.  O trilho permite entrar em contacto com a cultura local e a convivencia com os  habitantes das aldeias. Possibilita, ainda, atravessar paisagens verdejantes, extensos bosques e paisagens de campos cultivados em volta do rio Cávado.
Dentro das aldeias o piso é, em geral, calcetado. No entanto, ao longo do percurso de ligação entre aldeias, o piso é de terra batida e, na sua maioria, por caminhos antigos de pastoreio. Muitos troços dos caminhos são murados o que embeleza ainda mais este maravilhoso trilho do vale do Rio Cavado.
Este troço possuí uma das maiores e mais bem conservadas manchas autotones de carvalhal no nosso País incluindo varias especies de arvores e arbustos, como o Azevinho, o Zangarinho, a Lamagueira, o Salgueiro e o Vidoeiro.  Outro tipo de paisagem que podemos aqui encontrar sao os Lameiros,         ( Prados de Lima), normalmente localizados em redor das pequenas aldeias e com uma grande diversidade de flores silvestres.  Nesta area, e associado ao carvalhal e aos lameiros, encontra-se
uma elevada diversidade de fauna, sendo este um dos poucos locais de ocorrencia no nosso pais de algumas especies raras e ameaçadas. Para alem de mamiferos raros como o Corço, o Gato Bravo, o Arminho, a Lontra e a Toupeira-de-Água, existem tambem varios repteis e anfibios como a Vibora-de-Seoane e a Salamandra-Lusitanica. De realçar o majestoso Rio Cavado, um dos mais bonitos e bem conservados rios de montanha do Noroeste de Portugal, onde vivem duas especies de invertebrados muito raros em Portugal: o Escaravelho-Veado e o Mexilhão-de-Água-Doce.

Aldeia de Frades

Aldeia pequena pertencente a freguesia de Cambezes. Possui as ruínas do castro
do Picoto e da Cividade. Foi nesta aldeia que nasceu Vitor Branco, advogado e administrador do Concelho deMontalegre, e um defensor dos pobres, dos desfavorecidos e da democracia social e politica.


 Aldeias de Covelães e Paredes

Aldeias inseridas no Parque Nacional da Peneda-Geres.
Em Paredes destaca-se o conjunto agrícola constítuido por Moinho, Serra Hidraulica e Pisao, bern como a Igreja de Santo Antonio (sec. XVIII), sendo ainda de assinalavel interesse os moinhos e os espigueiros existentes nas duas aldeias.




Aldeias de Travassos e Sezelhe.

A sua maior riqueza é a agro-pecuaria, que advem da forte irrigação dos lameiros.
Em Travassos, a tradição das chegas de bois esta bem patente no centro da aldeia, no
monumento construido por uma torre da qual se destaca uma cabeça de boi meticulosamente gravada na pedra, recordando um campeão de muitas chegas.





 Distancia - 24,28  Km       Duração-   6 h 52 m     Dificuldade- Dificil  mas devido sua extensão

Mapa em gpxhttp://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5280403#lb-share



Para ver as fotos clicar sobre a foto e assim sucessivamente
 Trilho do Rio e Relogios de Sol de Montalegre

 Perto de Fiães do Rio

 Monumento a Bento Gonçalves





 Igreja da Aldeia de Vilaça






 Barragem Alto do Cavado



 Ponte dos Galegos



 Ponte Romana
 



Aldeia de Frades





  Relogio de Sol em Sezelhe
  Mais outro...


 Espigueiro em Sezelhe
 Relogio de Sol Aldeia de Travassos

 Café em Travassos

 Monumento ao Boi...



 Igreja Aldeia de Travassos... 
 Mais um Relogio...

 Pastores em Covelães...

 Relogio de Sol Aldeia de Paredes do Rio
 Igreja Aldeia de Paredes do Rio
 Forno do Povo em Paredes do Rio


 Moinho de Água ...



Torre Igreja Fiães do Rio...

 F.I.M

1 comentário: